Topo
News Informatica
Alencar
Barbershop1
IrisPharma1

Avião de Bolsonaro arremete em MT por causa da fumaça de queimadas

Por Redação em 18/09/2020 às 12:18:36

Apesar da manobra, pouso ocorreu normalmente na 2¬™ tentativa. Pantanal registra recorde de queimadas em setembro, e fuma√ßa j√° chegou a outras regi√Ķes do país. Voo de Bolsonaro a MT arremeteu porque `visibilidade n√£o estava muito boa`

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta sexta-feira (18) que o avi√£o em que ele estava teve de arremeter ao chegar a Sinop, em Mato Grosso, pois a visibilidade "n√£o estava muito boa". O Pantanal enfrenta uma onda recorde de incêndios, e a fuma√ßa das queimadas j√° chegou a outras regi√Ķes do país.

"Hoje quando o avi√£o foi aterrissar, ele arremeteu. Foi a 2¬™ vez na minha vida que acontece isso, uma vez foi no Rio de Janeiro, e, obviamente, algo anormal est√° acontecendo, no caso é que a visibilidade n√£o estava muito boa."

Segundo a administradora do aeroporto de Sinop, havia fuma√ßa no momento do pouso, e o piloto n√£o tinha 100% de visibilidade da pista. A aterrissagem da comitiva, que levava ainda o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e o chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, ocorreu normalmente na segunda tentativa.

Voo de Bolsonaro a Mato Grosso teve de arremeter porque 'visibilidade n√£o estava muito boa'

Divulgação

Jair Bolsonaro visita Sinop e Sorriso nesta sexta-feira

Divulgação

No discurso a representantes do agronegócio no estado, Bolsonaro disse que h√° "alguns focos de incêndio pelo Brasil" e que isso acontece ao longo dos anos.

"E temos sofrido uma crítica muito grande. Porque obviamente quanto mais nos atacarem, mais interessa aos nossos concorrentes, para o que temos de melhor, que é o nosso agronegócio", disse.

Em referência às críticas de outros países sobre as queimadas pelo Brasil, Bolsonaro rebateu. "Países outros que nos criticam n√£o tem problema de queimada porque j√° queimaram tudo nos seus países". Nesta semana, oito países europeus enviaram uma carta ao vice-presidente da República, Hamilton Mour√£o, em que dizem que o aumento do desmatamento dificulta a compra de produtos brasileiros por consumidores do continente.

O presidente voltou a defender nesta sexta ainda que o país é um exemplo em preserva√ß√£o ambiental. Nesta quinta-feira, em evento na Paraíba, Bolsonaro disse que 'o país est√° de parabéns'.

Fotos mostram antes e depois da Rodovia Transpantaneira ser atingida pelos incêndios no Pantanal de MT

Drone Cuiabá/Divulgação

Recorde de queimadas

O Pantanal passa pelo setembro com mais focos de incêndio desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998: foram 5.603 focos de calor detectados em apenas 16 dias, contra 5.498 registrados no mês inteiro de setembro em 2007 – o recorde para o mês até este ano.

Em compara√ß√£o a 2019, quando setembro teve 2.887 focos detectados em 30 dias, o mesmo mês de 2020 j√° apresenta uma alta de 94%. O número de focos neste mês est√° 188% acima da média histórica do Inpe para setembro, que é de 1.944 pontos de incêndio.

O fogo j√° destruiu 85% do Parque Estadual Encontro das √Āguas, refúgio das on√ßas pintas-pintadas. Com rela√ß√£o à √°rea perdida para os incêndios, o instituto apresenta os dados mensalmente: a última estimativa, contabilizada até 31 de agosto, apontava uma perda de 12% do bioma neste ano – foram 18,6 km¬≤.

Fonte: G1

News Informatica 2
Barbershop 720 x 90
Alencar Moveis 2
IrisPharma2

Coment√°rios

IrisPharma
News Informatica 3
tv indoor
Barbershop3
Alencar Moveis 3