agiliza
TV INDOOR
Barber Shop

Número de óbitos de grávidas em 2021 já ultrapassa todo ano de 2020

Por Deyvid Wilker em 14/05/2021 às 16:21:57

“O que nós temos percebido no Brasil é uma dificuldade de estrutura√ß√£o da rede de aten√ß√£o à gestante e à puérpera com covid. Quando falamos sobre UTI é difícil ter servi√ßos estruturados em hospitais onde podemos ter essas pacientes assistidas por obstetras especializados em gesta√ß√£o de alto risco e equipe de intensivistas trabalhando juntos para que essa aten√ß√£o possa ocorrer da melhor forma”, disse a criadora do OOBr Covid-19 e presidente da associa√ß√£o de Obstetrícia e Ginecologia de S√£o Paulo (Sogesp), Rossana Pulcineli Vieira Francisco.

Os dados mostram ainda que entre mar√ßo de 2020 e 12 de maio de 2021 s√£o 11.664 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19, com 1.099 óbitos (9,4%) entre gr√°vidas e puérperas. Outros 10.818 registros de SRAG com 274 mortes entre gestantes e puérperas, podem ser também episódios de covid-19, na avalia√ß√£o dos pesquisadores.

Para Rossana o grande número de gestantes e puérperas internadas e os óbitos por SRAG com causa n√£o especificada pode indicar a baixa testagem. “Isso nos preocupa muito porque pode ser um motivo para subnotifica√ß√£o para casos de covid-19. Dessa forma, podemos pensar que isso est√° acontecendo também em outros grupos de pacientes”, finalizou a obstetra.

Fonte: Banda B

Comunicar erro
TV INDOOR
Barber Shop

Coment√°rios

TV INDOOR
Barber Shop