TV INDOOR
Barber Shop

MPF decide apurar suposta atuação de Michelle Bolsonaro para favorecer amigos com empréstimos da Caixa, diz revista

Por Cidade em Foco.net em 01/10/2021 às 19:36:15

Revista 'Crusoé' informou nesta sexta-feira que primeira-dama agiu junto ao presidente da Caixa, Pedro Guimar√£es, a fim de liberar financiamentos para comerciantes e pequenos empres√°rios. A primeira-dama Michelle Bolsonaro durante cerimônia oficial em agosto do ano passado, em Brasília

Reuters/Adriano Machado

A Procuradoria da República do Distrito Federal decidiu investigar a suposta atua√ß√£o da primeira-dama Michelle Bolsonaro para favorecer empresas de amigos com empréstimos da Caixa Econômica Federal, informou nesta sexta-feira a revista "Crusoé".

A publica√ß√£o obteve e-mails e documentos dos indicados a receber o financimento. A primeira-dama teria feito gest√Ķes junto ao presidente da Caixa, Pedro Guimar√£es, a fim de obter a libera√ß√£o dos empréstimos para comerciantes e pequenos empres√°rios do setor de servi√ßos.

Um dos e-mails, enviado por uma assessora enviava à Caixa os documentos dos contemplados. “A pedido da sra. Michelle Bolsonaro e conforme conversa telefônica entre ela e o presidente Pedro, encaminhamos os documentos dos microempres√°rios de Brasília que têm buscado crédito a juros baixos”, dizia a mensagem, de maio passado.

No mesmo mês, em meio à pandemia de Covid-19, pequenas empresas em crise se queixavam da dificuldade para obter acesso a linhas de crédito oficiais, a fim de impedir o fechamento dos negócios.

A TV Globo procurou o Pal√°cio do Planalto a fim de obter a vers√£o do governo e aguardava resposta até a publica√ß√£o desta reportagem.

MPF investiga se presidente da Caixa pressionou Fiesp e Febraban

A apura√ß√£o do caso dever√° ser feita no inquérito que, entre outros pontos, investiga a suposta press√£o política de Guimar√£es sobre a Federa√ß√£o Brasileira de Bancos (Febraban) a fim de impedir a entidade a aderir a um manifesto organizado pela Federa√ß√£o das Indústrias do Estado de S√£o Paulo (Fiesp) (vídeo acima).

O texto pedia "harmonia e colabora√ß√£o" entre os poderes da República e foi entendido dentro do governo como um ataque ao presidente Jair Bolsonaro.

Nesta quinta-feira (30), a Febraban confirmou ao Ministério Público Federal que Guimar√£es amea√ßou retirar o banco da entidade se fosse mantido o apoio ao manifesto (vídeo abaixo).

Febraban confirma ao MPF que presidente da Caixa amea√ßou sair após manifesto da Fiesp

VÍDEOS: política

Fonte: G1

Comunicar erro
TV INDOOR
Barber Shop

Coment√°rios

TV INDOOR
Barber Shop