TV INDOOR
Barber Shop

Fiji entrega aos EUA iate russo avaliado em US$ 300 milhões

Por Cidade em Foco.net em 08/06/2022 às 05:16:15

Embarcação foi confiscada devido às sanções contra empresários russos vinculados à guerra na Ucrânia. Suprema Corte de Fiji rejeitou recurso para adiar entrega, encerrando uma disputa judicial de oito semanas. Superiate Amadea ancorado em um porto de Fiji em foto de 15 de abril de 2022

Leon Lord/Fiji Sun via AP

Autoridades de Fiji entregaram nesta terça-feira (7) aos Estados Unidos um grande iate russo, objeto de sanções de acordo com Washington, e autorizou sua saída do território, o que encerra uma disputa judicial de oito semanas.

O "Amadea", com 106 metros de comprimento e avaliado em 300 milhões de dólares, foi ancorado em Fiji em abril e confiscado a pedido dos Estados Unidos devido às sanções contra empresários russos suspeitos de financiar a guerra na Ucrânia. De acordo com o governo americano, o iate está ligado ao oligarca russo Suleiman Kerimov.

Autoridades de vários países apreenderam embarcações de luxo e mansões de bilionários russos em resposta às sanções impostas à Rússia por sua invasão da Ucrânia, que a Rússia chama de operação militar especial.

Leia também:

Guerra na Ucrânia não terá vencedor, afirma ONU

Rússia deve ficar até 20 anos isolada, diz professor

100 dias de guerra: Kremlin diz que 'alguns resultados' foram alcançados

Iate "Amadea" ancorado no Porto de Lautoka, Fiji

REUTERS

O advogado de defesa Feizel Haniff negou que Kerimov fosse o proprietário e argumentou que a lei local pela qual o iate foi apreendido não permitiria o confisco por parte dos Estados Unidos. O advogado também afirmou que o verdadeiro dono era o milionário russo Eduard Khudainatov, que não é alvo de sanções.

O presidente da Suprema Corte de Fiji, Kamal Kumar, rejeitou um recurso apresentado pelo conglomerado Millemarin Investments, proprietário do iate, segundo os registros, para adiar a execução da ordem judicial.

"O 'Amadea' foi entregue às autoridades americanas e vai sair de Fiji", disse o procurador-geral Christopher Pryde.

O iate tem heliponto, piscina, banheira de hidromassagem e um jardim no convés, segundo o portal especializado Superyacht Fan.

Superiate Amadea ancorado em um porto de Fiji em foto de 15 de abril de 2022

Leon Lord/Fiji Sun via AP

Fonte: G1

Comunicar erro
TV INDOOR
Barber Shop
TV INDOOR
Barber Shop