TV INDOOR
Barber Shop

Governo lança novo passaporte e entrega primeira remessa da nova carteira de identidade

Por Cidade em Foco.net em 27/06/2022 às 18:30:00

Novo modelo do passaporte terá tecnologia antifraude, diz governo. Nova identidade terá CPF como número único de identificação. Imagem da capa do novo passaporte

Reprodução

O governo federal lançou nesta segunda-feira (27) um novo modelo de passaporte e entregou a primeira remessa do novo modelo da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

O presidente Jair Bolsonaro participou do lançamento do novo passaporte no Palácio do Planalto e realizou a entrega das primeiras novas carteiras de identidade.

Segundo Secretaria-Geral da Presidência, o novo passaporte tem tecnologia antifraude, é "temático e homenageia todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local".

Páginas internas do novo passaporte

Reprodução

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, disse que a nova versão do passaporte entrará em vigor ainda neste ano. "Será o primeiro passaporte temático do Brasil. Em suas 32 páginas vai retratar os biomas e as características culturais do país", afirmou.

Segundo ele, os procedimentos para emissão serão os mesmos. O custo será cerca de US$ 52, afirmou Torres.

A nova carteira de identidade foi lançada pelo governo em fevereiro e vai substituir as carteiras de Registro Geral (RG). Com o novo documento, o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) vai servir como identificação única dos cidadãos.

A nova carteira identidade começou a valer em 1Âș de março deste ano, mas os institutos de identificação em todo o país têm prazo de um ano para implementar a mudança.

Um dos objetivos da nova carteira é unificar a identificação dos brasileiros e evitar fraudes. Atualmente, um mesmo cidadão pode ter até 27 números de RG, um em cada estado e no Distrito Federal.

Nova identidade

A troca para o novo documento será gradativa, e a emissão continuará gratuita na primeira via. O RG atual continua válido por até dez anos para quem tem até 60 anos. Para quem tem mais de 60, o prazo é indeterminado.

“A nova identidade vem com um QR Code que pode ser lido de forma rápida por qualquer cidadão, facilitando a identificação e a autenticidade do documento”, disse a Secretaria-Geral.

A validade será de cinco anos para crianças com até 11 anos de idade; dez anos para pessoas com idade de 12 anos completos a 59 anos; e indeterminada para pessoas com idade a partir de 60 anos.

Assim que receber o documento em mãos, o cidadão poderá ter acesso ao o modelo virtual da carteira pelo aplicativo gov.br.

Fonte: G1

Comunicar erro
TV INDOOR
Barber Shop
TV INDOOR
Barber Shop